quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Prepare-se para Voltar às Aulas


Férias acabando, hora de se preparar para a volta às aulas.
Muitas crianças, principalmente as em idade pré-escolar se sentem inseguras ao irem à escola. Isso é normal, pois quem aceita mudanças tranquilamente? Afinal, estamos saindo do ritmo de férias, ou ainda indo para uma nova escola, ou até mesmo uma nova etapa educacional.


É certo que, para se aplacar um pouco dessa insegurança é necessário termos alguns cuidados. 
Em primeiro lugar, os pais devem se manter seguros e passar essa segurança aos filhos, pois o que mais deixa a criança nervosa é a ansiedade dos pais.
Aqui vão algumas dicas de como facilitar a volta à escola;
Horários de deitar e levantar. A volta às aulas e à rotina implica horários escolares, ou seja, as crianças já não podem deitar e levantar às mesmas horas que o faziam durante as férias. As crianças precisam dormir bem para terem energia suficiente para o dia-a-dia, por isso, cerca de 1 a 2 semanas antes do início das aulas, coloque em vigor o horário de dormir e acordar que as crianças normalmente praticam no tempo das aulas.
Compras escolares. Começar um novo ano letivo é poder comprar algumas coisas novas, que são necessárias para a volta às aulas: mochila e material escolar novinho em folha é sempre motivo de orgulho! Este é um ritual que as crianças adoram e pode ser uma boa forma de as animar com a proximidade do primeiro dia de aula.
Preparar o espaço de estudo. Com o material escolar comprado, é fundamental organizar o espaço de estudo em casa. Pode ser um canto da cozinha com uma pequena mesa ou uma escrivaninha instalada no quarto da criança o importante é que exista um espaço de estudo apropriado para a criança.
Pensamentos positivos. Enquanto algumas crianças não vêem a hora de voltar à escola, outras choram só de pensar nesse retorno. Nestes casos, e para facilitar o regresso à rotina, é importante focar os aspectos positivos da volta às aulas: material escolar novo, roupa e calçado novo, voltar a ver os amigos, voltar a ver os professores, aprender coisas novas e regresso às atividades extracurriculares que tanto gostam.
Visitar a escola. Não espere pelo primeiro dia de aulas para regressar à escola com a criança faça-o antes! Principalmente se for a primeira vez que ela vai à escola, ou a aquela escola. Esse é um modo de diminuir a ansiedade, fazendo com que a criança conheça o seu novo espaço.
Rotinas familiares. A volta às aulas significa, para muitas pessoas, a volta à correria e ao stress do dia-a-dia. Para evitar noites e manhãs caóticas, estabeleça uma rotina, que é depois comunicada à criança. Comece por delinear aquilo que a criança deve fazer quando se levantar (ir ao banheiro, vestir-se, tomar o café da manhã...); como vai para a escola ou quem a vai levar; onde vai almoçar; quem a vai buscar no fim das aulas; o que deve fazer quando chegar em casa (tomar banho, vestir o pijama, fazer os trabalhos de casa, brincar, jantar,...); o que deve fazer antes de dormir (preparar a mochila para o dia seguinte, ajudar a mãe/pai a organizar o uniforme para o dia seguinte, ler uma história, dormir...).
As crianças funcionam melhor com rotinas e se souberem exatamente aquilo que têm para fazer, a volta às aulas vai ser tranquila.
Mas se você deseja mais informações, principalmente de relações afetivas e "educacionais",dê uma olhada nos livros do Içami Tiba (Quem ama educa! e Educação e Amor), que estão abaixo, ou ainda, deseja "mostrar" para seu filho como o Primeiro Dia de Aula é divertido.

Bom ano letivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário