sábado, 2 de abril de 2011

Cuiabá - Imagens da Cidade: dos primeiros registros à década de 1960.

Imagens de uma cidade em transformação
Livro e exposição fotográfica registram transformações urbanas em Cuiabá nos séculos XIX e XX
Em comemoração aos 292 Anos de Cuiabá a Entrelinhas Editora lançará o livro Cuiabá – Imagens da Cidade: dos primeiros registros à década de 1960, de Maria Auxiliadora de Freitas. Para marcar a data e ampliar a divulgação do conteúdo do livro a editora preparou uma exposição fotográfica com muitas das imagens inéditas que fazem parte da obra.
A publicação do livro e a exposição contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Cuiabá, do Governo do Estado e Tribunal de Contas. A exposição recebeu apoio cultural do Shopping Pantanal.
O público poderá visitar a exposição no Shopping Pantanal, e adquirir o livro na Livraria Janina, a partir do dia 5 de abril, às 20 horas, até o dia 25 do mesmo mês.
O livro é resultado das pesquisas da autora em sua tese de doutorado em História pela PUC de São Paulo, e tem como proposta contribuir com a historiografia da cidade a partir da fotografia.
“O material iconográfico [do livro], muito rico, nos leva a recompor a fisionomia e o quadro visual da cidade de Cuiabá. De maneira irretocável, vai mesclando os séculos através das imagens, revelando suas semelhanças e suas diferenças”, explica a Profª. Drª. Lúcia Helena Gaeta Aleixo, que assina o prefácio do livro.
A autora Maria Auxiliadora de Freitas, nos introduz à obra, ricamente ilustrada:
Esta publicação é o resultado de considerações iniciadas a partir de um olhar sobre a fisionomia, o cotidiano urbano e cultural da cidade de Cuiabá. [...]
A sequência de fotos da cidade e de seus arredores, exposta nesta publicação, mostra ao leitor alguns flagrantes, cobrindo um período que se iniciou em fins do século XIX e prosseguindo até os últimos anos da década de 1960. As fotografias permitirão ao leitor, à medida que for tomando conhecimento do teor das informações selecionadas, visualizar o passado e alguns pontos mais conhecidos da cidade de Cuiabá. [...]
Pessoas que vivenciaram a cidade e sua história permitem a reconstituição da memória e das lembranças de uma vida que olhos atentos podem reconhecer em cada um dos trechos da cidade, em suas avenidas, praças, sobrados e casarões.


Sobre a exposição:
A exposição “Cuiabá – Imagens da Cidade” reúne fotografias de Cuiabá que fazem parte do livro homônimo de Maria Auxiliadora de Freitas.
Mais de 80 reproduções fotográficas, das mais de 330 que fazem parte do livro, são apresentadas com uma proposta didática, permitindo ao visitante uma compreensão panorâmica do processo de transformação urbana de Cuiabá nos séculos XIX e XX até a década de 1960, momento em que novas e profundas transformações tiveram início.

Livro:
Cuiabá – Imagens da Cidade: dos primeiros registros à década de 1960
Autora: Maria Auxiliadora de Freitas
Características do livro:
268 páginas em papel couche, ilustrado com mais de 330 imagens
no formato 22 x 30 cm; encadernação em capa dura
Valor de capa: R$ 120,00
Valor apenas no dia do lançamento: R$ 90,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário