segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil

Hoje é o dia Nacional do Livro Infantil, mas você como chegamos a essa data?
Não? Vamos te contar...
Em 18 de Abril de 1882, nascia em Taubaté - SP, José Bento Monteiro Lobato. Um dos mais influentes escritores brasileiros, também foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções, principalmente na Literatura Infantil Brasileira.
Em 2002, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, estipulou a data de 18 de Abril como Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem a esse grande escritor, tradutor e editor.

Muita gente já ouviu falar ou cresceu vendo O Sïtio do Pica Pau Amarelo, que é uma criação de Monteiro Lobato.
A maioria das histórias de seus livros infantis se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim. E, nada melhor do que incentivar as crianças a lerem com  suas histórias, pois como diria Monteiro Lobato:
"Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos."

* Reinações de Narizinho - vl. 1 - Monteiro Lobato

Reúne seis das onze histórias que Monteiro Lobato escreveu a partir de 1920. Narizinho arrebitado é a primeira delas. Surge Emília, a boneca de pano que destrava a língua, e uma espiga de milho transforma-se no Visconde de Sabugosa. Começam as travessuras sem fim dos netos de Dona Benta.









* Os Segredos da Canastra - Monteiro Lobato
Nesta história, Emília mostra a coleção de cacarecos que guarda em sua canastra, como um fio de cabelo muito especial, fotografias, palavras. Cada novo objeto que ela apresenta remete a aventuras e atividades que exploram temas como poesia, amor e solidariedade.






Neste livro, Monteiro Lobato manda Emília e toda a turma do Sítio do Picapau Amarelo ao País da Gramática. Lá, a língua portuguesa é explicada com muita imaginação e criatividade. Alguns conceitos gramaticais foram atualizados e comentados, para ajudar o leitor de hoje a aprender se divertindo!








Por hoje, indico esses, mas há muito mais...
Boa Leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário