Não? Vamos te contar...
Em 18 de Abril de 1882, nascia em Taubaté - SP, José Bento Monteiro Lobato. Um dos mais influentes escritores brasileiros, também foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções, principalmente na Literatura Infantil Brasileira.
Em 2002, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, estipulou a data de 18 de Abril como Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem a esse grande escritor, tradutor e editor.
Muita gente já ouviu falar ou cresceu vendo O Sïtio do Pica Pau Amarelo, que é uma criação de Monteiro Lobato.
A maioria das histórias de seus livros infantis se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim. E, nada melhor do que incentivar as crianças a lerem com suas histórias, pois como diria Monteiro Lobato:
"Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos."
* Reinações de Narizinho - vl. 1 - Monteiro Lobato


* Emília no País da Gramática - Monteiro Lobato

Por hoje, indico esses, mas há muito mais...
Boa Leitura!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário