quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fábulas

Hoje, a dica é fábulas...
Afinal, quem já não ouviu ou leu uma?

As famosas Fábulas de La Fontaine ganham essa primorosa edição em dois volumes, originalmente em versos, traduzida pelos melhores poetas portugueses e brasileiros, entre eles Bocage, Machado de Assis, Raimundo Correa entre outros. Enriquece a edição as ilustrações originais de Gustavo Doré, grande ilustrador do século XIX, que também fez trabalhos de criação para obras famosas da literatura, entre elas Dom Quixote de La Mancha, de Cervantes, A Divina Comédia, de Dante, e Orlando Furioso, de Ariosto.


As Fábulas são narrativas curtas, de fundo didático, que sempre se encerram com alguma lição de moral ou ensinamento útil. Sempre utilizam de animais falantes e elementos naturais para representar alegoricamente as virtudes, traços de caráter e vicissitudes do homem.
E para começar, vamos às Fábulas de la Fontaine, que diz o seguinte:
"Sirvo-me de animais para instruir os homens. Algumas vezes oponho, através de uma dupla imagem. O vício á virtude, a tolice ao bom senso. (...) Uma moral nua provoca o tédio: O conto faz passar o preceito com ele, Numa espécie de fingimento, é preciso instruir e agradar Pois contar por contar, me parece de pouca monta."

Boa Leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário