terça-feira, 21 de junho de 2011

Dia da Música

Hoje é dia da música e para comemorar você além de ouvir suas músicas favoritas, pode ampiar seu conhecimento lendo sobre ela.
Confira as nossas dicas...

"Depois do silêncio, aquilo que mais aproximadamente exprime o inexprimível é a música." (Aldous Huxley)

* Outras Notas Musicais - Arthur Nestrovski

De Antonio Carlos Jobim a Zhu Xiao-Mei, de Arvo Pärt a Yo-Yo Ma, passando por Chopin e Chico Buarque, Osesp e David Byrne, Stravinsky, Grupo Rumo e Nelson Freire, entre dezenas de outros compositores e intérpretes. Escritas entre 1999 e 2009, as 333 resenhas aqui reunidas compõem um panorama variado da música do nosso tempo; quer dizer, da formas mais variadas de música que se escuta em nosso tempo. São também o rico acervo de textos de um estilista da crítica, que parte da música pra comentar muitos temas, de uma perspectiva cosmopolita e brasileira.
Quase uma enciclopédia e quase uma história, sem pretensão de ser uma coisa ou outra, Outras Notas Musicais dá sequência ao best-seller Notas Musicais, um dos livros mais difundidos da nossa crítica musical.

* Que Rock é esse? - Edgard Piccoldi

No livro, o rock internacional serve como referência, posicionando o leitor nas tendências dos respectivos momentos históricos. Dividido em cinco partes (anos 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000), 'Que rock é esse?' traz uma linha do tempo para cada década. Nelas, constam os acontecimentos mais importantes da política, do cinema, da moda e da música. Listas para o conhecimento musical estão espalhadas ao longo da obra, como 'Os 10 discos de rock internacional mais vendidos', 'As 10 músicas brasileiras de rock que bombaram na década', 'Os 10 shows internacionais mais importantes no Brasil', entre outras. Pequenas listas com as gírias mais faladas também podem ser encontradas, assim como revelações de bastidores e análises sobre o panorama musical.


* Samba de Enredo - história e arte - Alberto Mussa e Luiz Antonio Simas

"Entre as espécies de samba, o samba de enredo é certamente a mais impressionante. Porque nao é lírico - no que contraria uma tendência universal da música popular urbana. E porque integra o maior complexo de exibições artísticas simultâneas do mundo moderno: o desfile das escolas de samba.
Mais do que isso: porque o samba de enredo é um gênero épico genuinamente brasileiro - que nasceu e se desenvolveu espontaneamente, livremente, sem ter sofrido a mínima infuência de qualquer outra modalidade épica, literária ou musical, nacional ou estrangeira. (...)
Este livro foi escrito por amor, porque somos apaixonados pelo Rio de Janeiro, pelo carnaval carioca, pelas escolas de samba, pelo samba de enredo. Consideramos este gênero o maior."

Boa Leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário