quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Feiras Literárias - 2011



Feira do Livro Infanto-juvenil da Bolonha - 28 a 31 de março - ItáliaMais de 20 mil m2 receberão cerca de 1300 expositores vindos de quase 70 países. São editores, agentes literários, ilustradores, tradutores e em torno de 600 jornalistas das mais importantes mídias do mundo. Bolonha é o momento mais esperado pelos empresários e ilustradores de livros infanto-juvenis. O país convidado dessa edição é a Lituânia que promoverá uma importante Exposição de seus Ilustradores. Não podemos deixar de mencionar - o Bologna Ragazzi Award - que vai premiar os melhores livros infanto-juvenis de Ficção, Não-Ficção, Estreantes e livros da América Latina e da África (categoria Novos Horizontes).

Feira do Livro de Frankfurt - 12 a 16 de outubro - Alemanha Os organizadores da maior feira de livros do mundo aguardam cerca de 7.300 exibidores de mais de 100 países. Em Frankfurt as pessoas que vão representar suas empresas no fechamento de negócios, são altamente respeitadas como lideres de opinião em suas áreas: 77% delas  tomam decisões nas empresas em que trabalham. Como, em quatro dias, é impossível assistir aos três mil eventos da feira, é importante chegar lá com sua agenda definida. Uma oportunidade única para quem quer realizar negócios em literatura e uma delícia para quem gosta de ler.
Convidada de honra da Feira de 2011, a Islândia (que fica entre a Groenlândia e a Noruega) vai ter chance de mostrar sua história, identidade cultural, literatura e arte para o mundo inteiro. O Brasil será o convidado da feira de 2013.

Feira Internacional do Livro de Guadalajara - 26 de novembro a 4 de dezembro - México A Alemanha vai ser a convidada de honra e ganhará destaque especial na Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Mais conhecida como FIL Guadalajara, ela é o maior evento do livro da língua hispano americana no mundo. Poderão ser vistos nos seus pavilhões os estandes de quase duas mil editoras de mais de 40 países que levarão cerca de 400 mil títulos para o México. Há uma programação cultural intensa e muitos autores da América Latina e da Espanha participam de mesas debatedoras. Na edição de 2011 os organizadores da FIL Guadalajara e a CBL preparam novidades para os expositores brasileiros.

Feira do Livro de Gastronomia e do Vinho de Paris - 2 a 6 de março - França No dia 2, antes da abertura oficial da feira o Prêmio Gourmand Book Award terá os nomes dos vencedores revelados. Durante o evento livros de gastronomia e de vinho, do mundo inteiro, estarão presentes. Neste ano a previsão é de que em torno de 4 mil profissionais do livro, de mais de 45 diferentes países, estarão expondo, entre os quais Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Japão, Líbano, Malásia, México, Peru entre outros. E a França, é claro!

Festa Literária Internacional de Paraty - 6 a 10 de julho - Brasil A Flip ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, distribuídos em Flip - Programação Principal, Flip - Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha.

Bienal do Livro - 1 a 11 de setembro - Brasil A Bienal do Livro Rio é um dos maiores eventos literários do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para os leitores, é a oportunidade de se aproximarem de seus autores favoritos, além de conhecerem muitos outros. Durante onze dias de evento, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação.
Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura.
Atraente e diversificada, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família.

Fica a dica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário