segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mais livros interessantes...

A dica de hoje são três livros que mexem emocionalmente com o leitor, seja por seu lado mais psicológico ou mais histórico ou ainda pela veracidade que alguns fatos possam ter, vale a pena dar uma olhada e desvendá-los...
Confiram!!!

* Sudd - Gabi Martínez

Em plena região subsaariana, o Sudd é uma das maiores áreas inundadas do mundo. Seus canais tortuosos e incertos e as grandes massas vegetais que bloqueiam a navegação fazem do Sudd um labirinto móvel. É nesse reino de fronteiras instáveis que parte o navio La Nave numa odisseia na qual os conceitos de civilidade se tornam tão movediços quanto as fronteiras da inóspita região. No aclamado romance do catalão Gabi Martínez, Sudd é simultaneamente título e personagem de uma trama comparada a clássicos da literatura como O coração das trevas, de Joseph Conrad, O deserto dos tártaros, de Dino Buzatti e Os nus e os mortos, de Norman Mailer. Fruto de uma viagem feita pelo autor no Nilo, desde suas fontes até Alexandria, Sudd é um magnífico romance de aventura e, ao mesmo tempo, uma parábola da civilização. O romance narra os rumos de uma expedição criada com fins pacifistas, reunindo empresários, políticos e representantes de tribos locais, numa travessia pelo coração da África, região que viveu em conflito por mais de vinte anos. No caminho, encontra-se uma zona pantanosa de enormes proporções e fronteiras mutantes. Um terreno que não se deixa desbravar. Uma geografia hostil e devoradora. O Sudd. Poucos dias após o início da viagem, o capitão do navio morre numa emboscada miliciana, a tripulação se vê sem o GPS, sem sinal nos celulares e à deriva entre as inúmeras ilhas do pântano. Os tripulantes não têm outra opção a não ser aliar-se, como numa pequena Babel. Chineses, árabes e ocidentais, ricos e pobres, feridos e sãos precisam pôr de lado suas diferenças com o comum objetivo de sobreviver. Desta situação, emerge a figura do tradutor, um eterno secundário que, graças ao domínio dos idiomas, descobre seu poder sobre a tripulação do navio. O anônimo protagonista e narrador da última obra de Gabi Martínez, um tradutor espanhol, descobre o poder que tem sobre petroleiros, homens de negócios e a população comum. “Em La Nave, ninguém estava do meu lado. Mas todos dependiam de mim.” O que começa como uma narrativa de viagem se transforma numa trama psicológica. O Sudd se desenvolve como uma personagem à parte, que é descrito não só por suas características físicas, mas por suas “condições emocionais”. Segundo o autor, “o Sudd é uma metáfora moderna sobre a deriva do ser humano num mundo labiríntico que se move sem cessar. Além disso, põe em primeiro plano um tema muito atual, o diálogo e as disputas entre pessoas de civilizações diferentes, de culturas muito distintas.” Com perfeita tensão dramática e manejo do suspense, Gabi Martínez coloca o leitor neste labirinto de terra e água, fazendo-o participar de angústias e incertezas, mas também da luz e dos odores da África profunda.

* Um Segredo de Família - Tatiana de Rosnay

Antoine Rey pensou que tinha preparado a surpresa perfeita para o aniversário de 40 anos de Mélanie, sua irmã caçula - um fim de semana no litoral de Noirmoutier, onde os dois costumavam passar férias na infância e não pisavam desde então. Antoine vive um momento delicado - o trabalho de arquiteto não lhe desperta mais qualquer paixão; seus filhos, antes loucos pelo pai, viraram adolescentes de humor instável; e ele próprio, que suspeita ainda ser apaixonado pela ex-mulher, odeia a condição de divorciado solteiro. Tudo isso ameaça passar para segundo plano depois da passagem por Noirmoutier, onde Mélanie subitamente tem uma lembrança, guardada no fundo de sua mente havia cerca de trinta anos. Uma lembrança de Clarisse, a querida mãe deles, uma mulher linda, jovial e simples, um sopro de ar fresco no ambiente carregado de cobranças e aparências da tradicional família Rey. Uma mulher morta em 1974 e, desde então, discretamente apagada dos registros oficiais dos Rey. Em Antoine, a necessidade de descobrir mais sobre a vida e a morte de sua mãe soma-se à de conseguir respostas para seus próprios dramas familiares do presente. 'Um Segredo de Família' revela os processos que desencadeiam a crise da meia-idade de um homem e como ele, com a ajuda uma nova paixão, consegue enfim fazer as pazes com o passado.

*O Manuscrito do Imperador - Valeria Montaldi

Frei Matthew está de volta em um perigoso jogo de poder e mistério capaz de abalar as relações entre o Sacro Império Romano Germânico e o papa Inocêncio IV e disseminar uma onda de heresia pelo mundo. Em meio ao massacre dos soldados do imperador Frederico II pela população revoltosa, desaparece um misterioso manuscrito que contém a chave para a frágil paz entre Estado e Igreja. O imperador confia a seu vigário a missão de recuperar o texto. Mas os rumores sobre a existência desse manuscrito logo chega aos ouvidos do papa, que fará de tudo para consegui-lo. • A italiana Valeria Montaldi é apontada como um dos maiores nomes do romance histórico em seu país. • Autora de O monge inglês, O mercador de lã e O senhor do falcão. • Por sua riqueza e complexidade, o personagem frei Matthew é comparado ao personagem William de Baskerville de O nome da rosa, de Umberto Eco.

Boa Leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário