segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

"Filosofia para Jovens"

Semana passada saiu um artigo no jornal Circuito Mato Grosso, interessante, pois trata do autor Jostein Gaarder e como ele aborda a filosofia.



Segue o artigo...

"Filosofia para jovens
Jostein Gaarder estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque de seu país.
O seu trabalho mais conhecido é O mundo de Sofia. Publicado em 1991, relata um romance acerca da história da filosofia, cujo enredo gira em torno de uma menina que instruída e amparada por um filósofo, descobre que a sua existência nada mais é que o fruto da imaginação de outrem e, para chegar a essa conclusão, ela passa por todas as etapas da filosofia, desde os pré-socráticos até os filósofos da atualidade.
Esse livro foi traduzido para 53 línguas, existem 26 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas só na Alemanha. Com isso,Gaarder passa a ter grande projeção internacional e, a partir de 1993 passa a se dedicar integralmente à produção literária.
Escreveu inúmeras obras que ganharam o mundo, dentre elas:  O dia do curinga (1991); O mistério do natal (1992); Através do espelho (1993); Ei! tem alguém aí? (1996); Vita brevis (1996); O livro das religiões (2005) e muitas outras. Em suas obras mescla filosofia com linguagem de fácil entendimento aos jovens.
Em Através do espelho conta a história de uma criança portadora de uma doença fatal. A história é envolta em misticismo quando Cecília, a menina, começa a receber visitas de um pequeno anjo, Ariel. O enredo desenvolve-se de forma poética, expressiva, bonita e infantil.
O livro O dia do curinga  é uma fascinante viagem pela literatura filosófica. Um livro misterioso em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho ganham vida e transformam a vida do pequeno Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento.
As obras de Jostein Gaarder são recomendadas para crianças que querem aprender um pouco mais, para adolescentes que buscam o conhecimento e para adultos que ainda não se encontraram."

Rosemar Coenga é doutorando em Teoria Literária e apaixonado pela literatura de Monteiro Lobato.

Os livros, apesar do tema que abordam, são muito gostosos de ler e nos fazem pensar.
Ainda não conhece?
Sugiro então que leia e depois conte-nos se não é uma experiência e tanto.
Ficam as dicas...
Boa Leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário